img

Hospital Nossa Senhora da Conceição


Hospital Nossa Senhora da Conceição

No decorrer dos últimos 141 anos, o Hospital Nossa Senhora da Conceição tornou-se referência para o povo pará-minense e de toda a região. Idealizado por um grupo de notáveis pessoas de diferentes setores da sociedade de então, inaugurado no dia 20 de janeiro de 1885, nasceu como uma casa de caridade com o nome de “Irmandade de Nossa Senhora da Conceição da Santa Casa de Caridade da Cidade do Pará”, para atender principalmente àqueles mais necessitados, pobres e desvalidos, e também aos que pudessem dar alguma contribuição.

O título de “Nossa Senhora da Conceição”, é uma das referências à Maria Mãe de Jesus pelo fato de ela ter sido preservada do pecado original desde o seu nascimento – um dos dogmas da Igreja Católica – para que assim pudesse vir a dar a luz ao filho de Deus, e foi o orago escolhido pela Irmandade para representar a instituição. No mesmo dia da inauguração da Santa Casa, foi instalada uma Ermida, toda paramentada para receber a imagem da Santa que jazia na Antiga Matriz de Nossa Senhora da Piedade, templo este que, menos de 40 anos antes da inauguração do hospital, erguera-se altivo no centro da cidade, bem próximo ao imóvel escolhido para abrigar as suas instalações, e que hoje, infelizmente, não existe mais. A reunião que ocorrera ainda em 14 de setembro de 1884 para a criação do hospital, em pouco tempo já contava com 100 assinaturas, promovendo a arrecadação de contribuições, arrendamento do imóvel, contratação de funcionários e provimento de utensílios para o início dos trabalhos.

Em 11 de janeiro de 1886 a Cúria Diocesana de Mariana, através de uma Provisão Episcopal referendada pelo Governo Provisório, aprovara canonicamente a sua instalação e em 12 de janeiro de 1888 dera consentimento para a constituição da capela. Todos esses acontecimentos ocorreram no apagar das luzes do século XIX, em um Brasil que ainda era governado por um monarca, estaria prestes a abolir a escravidão e em pouco tempo se tornaria uma República.

Em 1929, passados 44 anos de sua criação, o agora “Hospital Nossa Senhora da Conceição” inaugurava na rua Benedito Valadares, nº 358, suas novas instalações, em uma imponente edificação, construída por iniciativa de Torquato Alves de Almeida, eminente empresário e político do município e um dos mais longevos provedores da instituição. Edificação esta que à época recebera críticas pela “grandeza desnecessária” do empreendimento que se iniciara 14 anos antes, mas que hoje como sabemos, faz-se indispensável na vida de todos que dele necessitam. Amedeo Celso Grassi, italiano de nascimento, foi o construtor que traçou seus contornos neo-clássicos e que o tornaram icônico em meio às demais construções. Em 1944, anexo ao edifício principal fora construída a Maternidade Odete Valadares, de arquitetura mais sóbria e menos expressiva, porém, não menos importante em sua essência. A Capela de Nossa Senhora da Conceição termina por compôr o seu conjunto arquitetônico, doada por Torquato de Almeida em 1946. Hoje, passados 141 de sua criação, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, patrimônio tombado pelo município, continua se modernizando e se adaptando para cuidar do bem mais precioso que a humanidade tem, a vida.

Autor: Gustavo Aguiar Araújo

 





About Us

We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts off the system and

Get Consultation

Contact Us

Museu