Foto: Atual rua Benedito Valadares em 1896.
E O NOME DA RUA?
Conta a história que o primeiro padre do Arraial de Patafufo foi Luís Machado de Castro, que exerceu o sacerdócio em um período anterior ao ano de 1847, o qual não conseguimos precisar.
Nesse mesmo ano, em 18 de abril de 1847, foi ordenado pelo Bispo Dom Antônio Ferreira Viçoso o segundo vigário de Patafufo, o Padre Paulino Alves da Fé, nascido em Sant’Anna da Onça e falecido no início da madrugada de 24 de outubro de 1906, após 59 anos de sacerdócio, tendo sido o primeiro Vigário Colado da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade de Patafufo, depois, Cidade do Pará (1877).
O motivo deste artigo é justamente o “18 de abril” (dia em que foi ordenado o Vigário Paulino). Mesmo tendo pesquisado em vários documentos e buscado informações com quem conhece a história de Pará de Minas, essa data ainda se encontra envolta em mistério. Inclusive, essa questão já foi abordada no ensaio “Vigário Paulino Alves da Fé: uma história de vida perdida no tempo”, de Geraldo Rodrigues, publicado no volume 03 da FAPAM EM REVISTA, lançada em outubro de 2004. A dúvida surgiu no decorrer das pesquisas para a elaboração desse ensaio, durante uma conversa com a analista de cultura Ana Maria Campos sobre os nomes que a atual rua Benedito Valadares já recebeu.
Segundo consta, primeiramente aquele logradouro recebeu a denominação “18 de Abril”. Mais tarde, passou a se chamar Rua Direita. Recebeu ainda o nome de “20 de Setembro”, antes da nomenclatura atual, “Benedito Valadares”. O nome “Benedito Valadares” compreende-se facilmente, já que se trata de uma homenagem ao político ilustre, que foi Governador de Minas Gerais e Senador; a denominação “20 de Setembro” refere-se à data da emancipação político-administrativa de Pará de Minas; Rua Direita é um nome bastante comum nos principais logradouros dos municípios brasileiros. Mas por que rua “18 de Abril”? Ao que consta, em Pará de Minas, no Estado de Minas Gerais, ou mesmo no Brasil, não existe qualquer comemoração de relevância nesta data. Assim, conclui-se que “18 de Abril”, primeiro nome dado à principal rua da cidade, pode estar diretamente ligado à história do Vigário Paulino Alves da Fé, pois trata-se do dia e mês em ele foi ordenado sacerdote pelo bispo Dom Antônio Ferreira Viçoso, em 1847. Como ele foi o primeiro vigário colado da cidade, pode estar na data de sua ordenação a explicação plausível para a atual rua Benedito Valadares ter sido denominada, um dia, rua 18 de Abril.
Independente dessa interrogação, o Vigário Paulino Alves da Fé empresta hoje seu nome a um logradouro na região central de Pará de Minas, numa justa homenagem a quem tanto fez pela cidade, desde os tempos do Arraial do Patafufo.
Texto originalmente publicado pelo Grupo Mesopotâmia Mineira na coluna Resgate Histórico no Jornal Diário – Pará de Minas de 03 de Março de 2009.
No ano desta publicação o Grupo Mesopotâmia Mineira era formado por: Alaércio Delfino, Ana Maria Campos Varela, Flávio Marcus Silva, Geraldo Fernandes Fonte Boa, Geraldo Rodrigues e Joandre Oliveira Melo.
We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts off the system and
Get Consultation