Museu de Pará de Minas no II Seminário de Ações Educativas em Museus

O Museu Histórico de Pará de Minas, através da funcionária Lóren Graziela Carneiro Lima, responsável pelo Setor Educativo da entidade cultural, participou do II Seminário de Ações Educativas em Museus, realizado no Museu Histórico Abílio Barreto, em Belo Horizonte, nos dias 27 e 28 de setembro.

Profissionais renomados da área estavam presentes no Seminário. Dentro do tema Ações Educativas em Debate, assuntos importantes foram abordados: Curadoria Educativa, Princípios Norteadores de Ações Educativas, Arte e Educação. As palestras foram ministradas por Valquíria Prates, Curadora Educativa das Exposições de Sophie Calle no Brasil, e Renata Bittencourt, Gerente do Núcleo de Educação Cultural do Itaú Cultural. Os debates foram coordenados por Célia Corsino, Coordenadora de Museologia do Museu de Artes e Ofícios, e Francisco Magalhães, Diretor do Museu Mineiro.

Representantes dos setores educativos de diferentes museus, como Inhotim, Map, MHNJB-UFMG, Museu de Ciências Naturais - PUC Minas, Museu de Artes e Ofícios, participaram de uma Mesa Redonda proporcionando aos ouvintes relatos de experiências positivas de ações educativas. Ao final do seminário a arte-educadora do Museu dos Brinquedos, Dirlaine Mary da Silva Costa, promoveu uma brincadeira e cantigas de roda.

O Setor Educativo nos Museus tem sido evidenciado e discutido, pois, através dele ocorre a democratização da cultura. Os participantes atualizados com os conhecimentos adquiridos nesse encontro, poderão contribuir muito mais na melhoria dos trabalhos dos museus que representaram no Seminário.

Veja as fotos da representante do Museu Histórico de Pará de Minas apresentando o relato do trabalho de seu grupo e com alguns dos colegas do Seminário.

 

Esq/dir: Gustavo (Biólogo da Funed-Fundação Ezequiel Dias), Fernanda Camas(Designer Gráfica da Superintendência de Museus), Kalinka Brant(Estagiária da Superintendência de Museus), Lóren Carneiro Lima (Coordenadora do Setor Educativo do Muspam), Ana Cristina Sanches (Coordenadora do Setor Educativo do Museu de Ciências Naturais da Puc), Hamilton Quaresma (Estagiário do MHAB).