Ações culturais

Monitoria de turmas:

Grupos agendados são guiados pelas dependências do Muspam, obtendo informações sobre a exposição em cartaz, peças do  acervo, e história institucional. Durante o percurso é feito um trabalho de ação educativa, de valorização do patrimônio cultural e dos testemunhos materiais que documentam diferentes aspectos da nossa cultura e suas íntimas relações com a identidade do nosso povo. Requer agendamento prévio; turmas de até 20 pessoas por percurso.

Monitoria especial/Memorial Benedito Valadares:

Grupos agendados são guiados recebendo informações aprofundadas sobre a vida e obra de Valadares, ícone político de Pará de Minas, tendo se destacado em Minas Gerais e no Brasil.

Recordação da visita ao Muspam:

Registro fotográfico do grupo visitante, seja ele escolar ou não, visando maior aproximação do Museu com o público.
Veja as fotos clicando aqui

Conhecendo o Muspam:

Grupo de professores são guiados pelas dependências da instituição, conhecendo o acervo institucional e descobrindo a potencialidade educacional/cultural do Museu Histórico, para ser explorado em aula/pesquisa/visita/atividades no Museu. Parceria com a Superintendência/Secretaria de Educação.

Ações Educativas:

  Aqui Mora A Minha História: Ação Educativa 2010.  A história de Pará de Minas está presente de diversas formas no cotidiano da comunidade através de construções, histórias orais, registros escritos, manifestações religiosas e culturais. Vestígios preciosos dessa história estão guardados no Museu e, de acordo com o ICOM (Conselho Internacional de Museus), o Museu está a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. É uma instituição aberta ao público, que adquire, conserva, pesquisa, divulga e expõe, para fins de estudo, educação e lazer, testemunhos materiais e imateriais dos povos e de seu ambiente. Dentro desse conceito, o Museu Histórico de Pará de Minas através de ações educativas busca trabalhar com a comunidade escolar. 
        Este ano a ação educativa será diferenciada, sendo trabalhada na sala de aula no primeiro instante. Abrangerá os alunos do 1º ao 5º ano das redes estadual, municipal e particular. A Ação Educativa Aqui Mora A Minha História será iniciada com um Encontro de Educadores no Museu no dia 12 de março de 2010.
        Com o apoio da Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, diretores e especialistas das escolas de Pará de Minas serão instrumentalizadas para desenvolverem o projeto em suas escolas. Ao final do encontro, o material pedagógico especialmente preparado para esta ação educativa será entregue a cada escola.
        A Embapel Papelaria também é parceira desse Encontro de Educadores no Museu, 1º momento da Ação Educativa Muspam 2010.

       veja_as_fotos