Museu Histórico ganha equipamentos de prevenção e combate a incêndios

O patrimônio e a memória histórica de Pará de Minas estão mais protegidos. É que o Museu Histórico acaba de receber a implementação do projeto de prevenção e combate a incêndio e pânico. De acordo com orientações do Corpo de Bombeiros, a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional, instalou no prédio alarmes, extintores de incêndio, iluminação de emergência e detectores de fumaça, além de sinalização adequada para situações de pânico. 

A Gerente do Museu Histórico, Ana Maria Campos, comemora a conquista. Segundo ela, desde o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em setembro de 2018, cresceu a preocupação de órgãos ligados à memória histórica em relação à proteção dos acervos dessas instituições. “A partir desse momento trágico, houve uma força tarefa nos museus do Brasil, no nosso caso, comandada pelo Sistema Estadual de Museus e a Superintendência Estadual de Museus, junto com o Corpo de Bombeiros e outras entidades”, explica. “Agradecemos à administração municipal por se preocupar com a memória e a segurança da história de Pará de Minas. Com a implementação do projeto, nós ficamos mais tranquilos com a segurança do próprio prédio, do acervo e das pessoas que trabalham e visitam o Museu”, disse, enfatiza a Gerente.

A Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional informa que as visitas ao Museu Histórico continuam suspensas, em virtude das medidas de enfrentamento ao novo coronavirus. No entanto, o órgão tem realizado atendimento a pessoas interessadas em consultas históricas que podem ser feitas por meio de ligações telefônicas. A retomada das visitas ao Museu e o acesso ao seu acervo de documentos para pesquisas presenciais será comunicada à população tão logo for definida a normalização das atividades da instituição. O telefone do Museu Histórico é 3231-7790 e e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.  

Saiba mais em https://parademinas.mg.gov.br/memoria-e-bens-culturais-historicos-protegidos/ 

 

 

Postado em 12.05.2020.