Inaugurada a exposição Relíquias Religiosas da Antiga Matriz Nossa Senhora da Piedade

Na tarde de 02 de agosto, a Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria de Cultura e Comunicação Institucional e o Museu Histórico de Pará de Minas, inauguraram  a exposição Relíquias Religiosas da Antiga Matriz Nossa Senhora da Piedade, com a presença do Secretário Municipal da Cultura Paulo Duarte, do Diretor da Cultura José Roberto Pereira, da 1ª Dama Diva Diniz, Vereador Rodrigo Varela, de Amélia Viviane dos Santos – Presidente do Circuito Verde Trilhas dos Bandeirantes, dos alunos das Escolas Governador Valadares, Manoel Batista e Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria acompanhados de seus professores, dos repórteres da imprensa local, e de amigos do Museu.

A exposição é comemorativa ao retorno da peça Divino Espírito Santo, que ornamentou o altar principal da nossa antiga Matriz até a sua demolição em 1971. Na década de 1990 ela foi destinada à Diocese de Divinópolis, retornando somente em abril deste ano.

A exposição dá início à ação educativa referente à histórica peça, e será trabalhada com as escolas do Município e outras entidades interessadas, como Educação Patrimonial, mostrando a relação entre patrimônio/memória/identidade e a necessidade de preservá-lo. Gustavo Araújo, funcionário do setor educativo do Museu, fez a apresentação da ação educativa e, logo após, José Roberto Pereira, que também é membro da Academia de Letras de Pará de Minas, entregou dois exemplares do livro A velha Matriz (SILVA, Mário Luiz;1998) editado pela Academia, para cada escola presente.

A exposição foi inaugurada a seguir e, nessa mostra, poderão ser apreciadas também outras peças, igualmente importantes, preciosos testemunhos materiais da religiosidade do nosso povo, como o Santo Lenho, um Crucifixo e a imagem de roca de Nossa Senhora do Rosário. Nossos agradecimentos à Paróquia Nossa Senhora da Piedade, pela parceria.


Veja as fotos

 

Saiba mais em http://parademinas.mg.gov.br/divino-espirito-santo-da-antiga-matriz-em-exposicao/

 

Postado em 04.08.2018.