Ação Educativa 2013: O Muspam nas Escolas do Campo de Pará de Minas

Foi iniciada na manhã da quarta-feira, 17 de abril a Ação educativa 2013 "O Muspam nas Escolas do Campo de Pará de Minas" com cerimônia especial realizada na Casa da Cultura, devido as obras de reforma do prédio do Museu ainda não estarem concluídas. Bastante prestigiada, a cerimônia contou com as presenças do Prefeito Antônio Júlio de Faria, Vice-Prefeito Geraldo Magela de Almeida, Presidente da Câmara de Vereadores Marcílio Magela de Souza, vereadores Rodrigo Varela, Leandro Alves, Ricardo Rocha, Dilé, Secretário de Cultura e Comunicação Institucional Luciano de Melo Pereira, Secretária Municipal de Educação Valéria de Assis Mendonça, Superintendente Regional de Ensino Tânia de Moura Morato, Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Turismo Roger Dupin, Presidente do Codema José Hermano de Oliveira Franco,  diretoras e educadoras das escolas do Município, alunos da Escola Municipal Padre Miguel  e da Escola Estadual Torquato de Almeida, Mauro Andrade(leia-se MM Comunicação), servidores e amigos da cultura e da imprensa.

O Projeto foi apresentado por sua idealizadora Lóren Graziela Carneiro Lima, educadora responsável pelo setor educativo do Muspam. Blusas alusivas ao Projeto foram entregues à Secretária de Educação Valéria Mendonça  e à Superintendente de Ensino Tânia Morato. A seguir Ana Maria Campos, diretora do Museu, usou da palavra discorrendo sobre a ação que abrangerá os alunos do Ensino Fundamental do 4º ao 9º ano e alunos do Ensino Médio. A ação educativa levará o aluno do campo a reconhecer-se como sujeito histórico construtor da história do nosso Município, Estado, País, em sua grandiosidade econômica e cultural. Suas tradições e o trabalho nas lavouras desde os tempos da colônia são parte integrante desta história. Suas raízes culturais enfocadas e valorizadas, despertarão nele o orgulho de ser cidadão campesino. O Secretário de Cultura Lú Pereira, a Secretária de Educação Valéria Mendonça, também se manifestaram, assim como a Superintendente de Ensino Tânia Morato, e o Presidente da Câmara Marcílio Magela de Souza. O Prefeito Antônio Júlio apoiando e incentivando a preservação histórica e as manifestações culturais encerrou a cerimônia. Logo após, foi servido um café com deliciosas quitandas.  

O Projeto "O Muspam nas Escolas do Campo de Pará de Minas", objetiva:
 - Fortalecer a relação do Museu com as escolas do Município;
 - Contribuir para a valorização e o reconhecimento da identidade histórica do cidadão do campo de Pará de Minas.
 - Valorizar a formação histórica da comunidade e promover a inclusão do cidadão do campo na construção da história de Pará de Minas, despertando nele o sentimento de pertencimento a esta história, fortalecendo a identidade do grupo.
 -Valorizar o território rural e suas tradições, levando o cidadão do campo a compreender e a expressar as peculiaridades e o valor das tradições da vida no campo.
             Com este Projeto o Museu sintonizado com os ideais do Prefeito Antônio Júlio chega à zona rural e cumpre seu objetivo de promover a  valorização e  a preservação da memória histórica do Município.
              Esta Ação Educativa possui o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal da Cultura, e conta ainda com o apoio da empresa MM Comunicação, que gentilmente criou a logomarca do projeto e o banner.