Museu Histórico de Pará de Minas

Ação Educativa é adaptada com as obras de reforma do telhado

Com as obras de reforma no telhado do prédio do Museu, iniciadas em 02 de maio de 2011, as exposições foram desmontadas, situação que levou a direção da entidade a adiar as visitas do Projeto O Museu convida a sua Escola, ação educativa destinada às turmas noturnas do Município. 

Para não ser interrompida a ação educativa, ela foi adaptada transformando-se no Projeto O Museu visita a sua Escola. Agora, é o Museu que visita as escolas agendadas. A divulgação da importância da preservação da memória histórica é a mensagem principal deixada aos alunos. Uma amostra do acervo é levada até eles e enfocada durante a visita.

A primeira escola visitada foi a Casa da Esperança, no Bairro Grão Pará, turma de alfabetização de adultos, que na noite de 25 de maio recebeu as funcionárias do Museu.

 veja_as_fotos

Imagem do Senhor dos Passos restaurada

                 A imagem de Nosso Senhor dos Passos, que fica abrigada na Capela dedicada a ele, localizada na Praça Galba Veloso, foi restaurada pelo Museu Histórico atendendo à solicitação da zeladora Célia Medina.
                 Desde o século XIX a imagem faz parte da vida religiosa da população de Pará de Minas. A restauração da peça centenária foi possibilitada pelo amigo do Muspam, engenheiro Paulo de Melo Franco, que subsidiou o artista Paulo Roberto Moreira para efetuar o trabalho. A tarefa de resgatar este patrimônio da comunidade de Pará de Minas exigiu de Paulinho Moreira, como é conhecido, pesquisas, dedicação e apuro técnico.  Com o apoio do Museu Histórico e de uma equipe de especialistas voluntários, a imagem bastante danificada pelos cupins, craquelês e pelo uso indevido de técnicas de restauração, retornou ao aspecto original destacando as extremidades artisticamente entalhadas, encarnadas e policromadas. O resultado deste primoroso trabalho pode ser comprovado na Capela do Senhor dos Passos, que desde o dia 1º de abril voltou a abrigá-la. Um dos símbolos da fé e religiosidade da população do Município participará da Semana Santa, que já está próxima. Veja as fotos  abaixo.

               

      

         

 

O Museu Convida A Sua Escola

Trabalhar junto à comunidade escolar noturna a valorização do patrimônio de Pará de Minas e a herança cultural legada pelos antepassados levou a equipe do Museu Histórico a desenvolver o Projeto O Museu Convida A Sua Escola.
Os alunos do ensino noturno das escolas públicas de Pará de Minas agora têm a oportunidade de acesso ao Museu em horários alternados à jornada de trabalho. Semanalmente, sempre às quartas-feiras, uma escola é convidada a levar seus alunos dos cursos noturnos à uma visita especial ao Museu. Assim, os alunos do Ensino Regular, Projovem, Alfabetização de Jovens e Adultos, Telecurso, Proeja e Eja têm oportunidades iguais.
Nesta Ação Educativa, o Museu Histórico de Pará de Minas promove a cultura, lazer, conhecimento e valorização do patrimônio cultural entre os alunos que, muitas vezes são impossibilitados de o visitarem em decorrência do horário de trabalho e das obrigações escolares e familiares.
Finalizando a visita ao Museu, os alunos têm a oportunidade de assistir a um documentário com tema pertinente à educação, podendo realizar debate alusivo ao conteúdo colocado em pauta.
Com o Projeto O Museu Convida A Sua Escola, o Muspam promove a oportunidade para que os alunos das escolas noturnas do Município conheçam a casa da memória histórica da cidade,  proporcionando cultura, lazer e conhecimento; estreita as relações com a comunidade escolar; contribui com a universalização da cultura. A primeira escola convidada foi a E.E. Angela Maria de Oliveira, cuja visita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio inaugurou o projeto, em 23 de março de 2011.

veja_as_fotos

Documentários sobre Pará de Minas na Galeria Multimídia

 
Os vídeos produzidos em 2009 para a exposição sobre os 150 anos de Pará de Minas mostrando a  cidade antiga e a atual foram aqui postados na Galeria Multimídia / Vídeos.  O primeiro, produzido pelo Muspam, mostra através de fotos a cidade antiga. Tem a participação de Myrtes Pereira narrando o sensível texto de Rita Carvalho criado especialmente para a ocasião. O segundo vídeo, produzido pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura, mostra a atual Pará de Minas e a força motora de sua economia. O Prefeito Zezé Porfírio discorre sobre as obras em andamento em sua administração. Enfim, são preciosidades até então vistas somente no Museu Histórico e que agora foram aqui disponibilizadas. Confiram!
 

Joomla extensions by Siteground Hosting