Galeria fotos antigas: Academia de Letras de Pará de Minas homenageia grandes nomes da literatura da cidade
A Academia de Letras de Pará de Minas realizou no dia 19 de outubro de 2024, no Museu Histórico, o primeiro encontro do projeto "Grandes nomes da literatura pará-minense". Nesta primeira edição, a escritora Hila Flávia Marinho Teodoro foi agraciada com o título de Acadêmica Honorária e foi prestada uma homenagem in memoriam ao poeta Dirceu Mendonça Álvares da Silva.
A presidente da Academia, Carmélia Cândida, destacou a importância do projeto, iniciado com o merecido destaque de Hila e Dirceu, ambos fundadores da ALPM. Em seguida, fez a entrega do título, com os acadêmicos José Roberto Pereira e Malluh Praxedes. Hila, que é autora de diversos livros e fundadora da ALPM, ocupou a cadeira de número 9, tendo como patrona Cora Coralina. A partir de agora, passa a ocupar um lugar de honra, tendo seu grande mérito reconhecido não só pelos seus pares, mas pelos públicos que conquistou. Em seu pronunciamento, ela falou de particularidades de seu processo de leitura e escrita e agradeceu pela homenagem recebida, com seu jeito espontâneo de quem conversa e conta histórias. Também relembrou o poeta Dirceu Mendonça, pelo qual tinha grande admiração e amizade.
Hila, autora de diversos livros, foi agraciada com o título de Acadêmica Honorária. Ela ocupou a cadeira número 9, cuja patrona é Cora Coralina, e agora passa a integrar a Academia em um lugar de honra. Durante seu discurso, a escritora destacou aspectos de seu processo de escrita e leitura, agradecendo a homenagem e lembrando a sua admiração pelo colega Dirceu Mendonça. Hila, com seu jeito espontâneo, conquistou o público com sua fala, sempre cheia de histórias e reflexões sobre a arte de escrever.
Regina Álvares Medeiros, irmã de Dirceu, falou em nome da família, expressando gratidão pelas homenagens e relembrando o grande amor que o poeta nutria pela cultura da cidade e pela ALPM. A homenagem musical feita por Urbano Medeiros, cunhado e amigo de Dirceu, e uma fala da ex-secretária de Educação e Cultura, Lenir Cunha, completaram as homenagens.
Já o poeta Dirceu Mendonça, falecido em 2002, foi homenageado in memoriam. Ele foi um dos fundadores da ALPM, ocupando a cadeira número 1, cujo patrono é o escritor e historiador Robson Corrêa de Almeida. Um vídeo com uma entrevista gravada em 2001 foi exibido, emocionando os presentes. Márcio Simeone, acadêmico da ALPM, foi o responsável pela produção e edição desse material. Em seguida, a professora e escritora Ana Cláudia de Souza Saldanha, também fundadora da Academia e antiga ocupante da cadeira número 2, fez uma saudação poética em formato de carta, relembrando a trajetória e sensibilidade de Dirceu, com quem conviveu tanto na Academia quanto na antiga Associação de Escritores de Pará de Minas.
About Us
We must explain to you how all seds this mistakens idea off
denouncing pleasures and praising pain was born and I will
give you a completed accounts off the system and