Museu
Sobrado onde foi o Fórum antigo e o local no qual foi construído o atual, no casarão onde tem uma árvore na frente. Início do Século XX. A área hoje é a Praça Afonso Pena.
Tte.Júlio de Melo Franco e esposa D.Heráclita (Dona Neném Coutinho) com os filhos e outros, sentados na varanda de sua residência na Praça Pe. José Pereira Coelho, durante a fundação da Organização Agropecuária e de Indústrias Rurais Ltda. 04.09.1944. Esq/dir: Otávio (Tavinho)de Abreu, Heráclita Coutinho de Melo Franco, Júlio de Melo Franco (Tenente Júlio), Torquato de Almeida. De pé, esq/dir: Aristófanes Bueno (Nenem Bueno), Roberto Melo Franco, Wilson Melo Franco, Marília Melo Franco, Daisy Melo Franco, João de Melo Franco (irmão do Tenente Júlio), Júlio Coutinho de Melo Franco, e o tabelião Sílvio Praxedes com uma pasta nas mãos.
Grupo de pessoas durante o lançamento da pedra fundamental do Posto de Saúde de Pará de Minas, localizado na Praça Galba Veloso. No centro esquerdo, usando claro e gravata é o prefeito José Vicente Marinho. Na frente dele é Dr. Jacinto Menezes Mendonça(médico), ladeando Francisco Mendonça (Chiquinho Mendonça, comerciante); Joaquim Marinho Mendonça (agrimensor); Dr. Edward Moreira Xavier (médico), entre muitos outros. Em último plano, o Cemitério Municipal tendo pintado no seu muro "MOREL para vereador PSD". 08.05.1952
Interior da Capela dos Passos, registrando o altar, sem os santos. Foi demolida em 1980. A Capela era localizada ao lado do Fórum, na Praça Afonso Pena, esquina com a Rua Dr. Cândido.
Capela de Nosso Senhor dos Passos (Capela dos Passos), na esquina da Praça Afonso Pena com a Rua Dr. Cândido. O menino é Carlos Laurentys, encostado no poste. 1953. A Capela dos Passos foi demolida em 1980.
Vigário Padre Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, com uma picareta elevada, para o início das obras de construção da Gruta Nossa Senhora de Lourdes, no Alto, em 1958. No 2º plano estão várias crianças, homens e mulheres. Da esq/dir. o 3º menino (paletó escuro) é Jesus Geraldo, atual radialista da Rádio Santa Cruz.
Ginásio São Geraldo, em1935. O prédio atualmente é a Casa da Cultura de Pará de Minas.
Procissão de São Luiz, protetor da juventude, percorrendo a via pública atrás da antiga Matriz Nossa Senhora da Piedade, que aparece ao fundo esquerdo. À direita prédio da primeira Câmara Municipal, seguido de casarão e outros prédios. À esquerda prédio do 1º fórum e cadeia, na área onde atualmente é a Praça Afonso Pena. A procissão percorre a atual rua Delfim Moreira. 21.06.1904.
Focaliza em 1º plano parte da praça Wenceslau Braz, atual Praça Torquato de Almeida. À direita o 1º prédio é o escritório da Cia. Melhoramentos Pará de Minas e o 2º é a residência de Torquato de Almeida. 1948.
Primeiro time masculino de volei de Pará de Minas, na quadra da Praça de Esportes. Em pé, da esq/dir.: Raimundo Fumaça (Raimundo Silva), Antônio Martins Filho, Galba, Luiz Martins, Lelé, e Ivani Silva. Agachados, esq/direita: José Palhares Filho, Mussoline Pereira, Tozinho (irmão do Ziquinha) Charlei e Arnaldo. À direita do grupo de atletas uniformizados, é Ademar Meireles, técnico do time. Época: 1955 aprox.
Time do Paraense Esporte Clube - PEC, no Campo Paraense localizado na Várzea. Em pé, da esq/dir.: Nair, Sílvio David, LuizMarcos Moreira (Pipi), Sanfona, Luíz da Ica, Barrão. Agachados, esq/direita: Coteco (João Theodoro Esteves), Djalma, Rivalino, Ernane Campos e Toninho Meireles. Época: 1940(Década).
Time do Paraense Esporte Clube – PEC, no Campo Paraense. Em pé, da esq/dir.: Dirceu, Hugo Marinho, Jésus Português, Luiz da Ica, Hélio Bechtlluf, Wilsinho. Agachados, esq/direita: Rivalino, David Neto(David bombeiro), Ernane Campos, CaraLarga e Totonho do Sigefredo. Época: 1960(Década)
Formandos do Ginásio Municipal São Geraldo, em 1934. Esq/dir.: Diretor Prof. Martin Cyprien; Paraninfo Dr. Benedito Valadares Ribeiro; Homenagem Dr. Ruy Mangabeira; Osvaldo Mendonça; Djalma Mendonça; Edward Moreira Xavier(Orador); Joaquim Araujo Mendes; Avany X. Ribeiro; Iracy Jardim; Sebastão F. Campos; Ildeu da C. Pereira; José N. Valério; João L. Filho; e Alcides Braz.
Time Bariri, em 03.10.1960. Parte do 1º Time de futebol Bariri no local onde jogavam, que hoje é o Parque Bariri. Agachados da esq/dir: Fernando de Melo Franco (Fernando Boiadeiro), Lúcio Gonçalves Mendes, Élcio Barbosa(?), Mauro Marinho. De pé, esq/dir: Geraldo Careca, Dozinho (Salvador Gonçalves de Oliveira- mesmo nome do pai dele), Maurílio Duarte e Geraldo de Melo (Cabo).
Focaliza as casas da Cidade Ozanan, em 1970 aproximadamente.
Grupo de pessoas durante inauguração da Cidade Ozanam. Da esq./direita: João Cocada (João Gomes Vieira) de mãos para trás; 2º Antônio Gerino (Antônio de Oliveira Duarte), 3ª é Irmã Geovane, 4º Romeu Leite, 5º Edson Campolina e o filho Edson, 6º Dr. Paulo Mendonça Ferreira, 7º Bispo D. Cristiano Portela de Araújo Pena, 8º Pe. Gabriel Hugo da Costa Bittencourtt, 9º Aníbal de Melo (Vice Prefeito) e esposa D. Zélia de Melo com os filhos, o 11º é o Prefeito José Porfírio de Oliveira, 12º semi oculto Mário de Oliveira Leite, 13º José Campolina Pontes, 14º não identificado. Acima à esquerda, o 1º mais alto é José Melo Franco (Zico Mãozinha), 3º de óculos José Moreira Xavier (Presidente da Câmara). 15.10.1967
Cemitério velho. Serviço de desaterro. Imagem retirada da publicação do Relatório do Prefeito Walter Martins Ferreira, referente à sua administração de 1963 a 1966.
À esquerda, 1º plano, de perfil, Interventor Benedito Valadares durante recepção na Prefeitura de Pará de Minas. Ao fundo, os assessores dele Juscelino Kubtischeck, ladeado à esquerda por Mário Mattos e Carlos Luz, à direita, entre outros. Janeiro de 1935.
Esq/dir.: os fundistas João Roberto de Oliveira e Amauri Ribeiro em frente a sede do Cruzeiro Esporte Clube, correndo com o uniforme do clube. 1992 aprox.
Fundista João Roberto de Oliveira à frente, durante a III Meia Maratona da Barra/RJ. 30.09.1990.
Esq/dir., os atletas de Pará de Minas, Carlos Roberto, Milton Santana, João Roberto de Oliveira, Galba Alberto Couto, Marcelo Oliveira e José Maria Santana na corrida Volta da Pampulha, em BH. 1989
Esq/dir., atletas João Roberto de Oliveira, Uilia Pires, Wilton Ferreira, Marcos Antônio, Milton Santana e Aguinaldo Pereira durante premiação da V Rústica de Azurita. 1990
Atleta João Roberto de Oliveira na chegada da 3ª Meia Maratona do Estado de Minas, na Av. Afonso Pena, em BH. João Roberto ficou em 2º lugar. 09.12.1990
Atleta João Roberto de Oliveira durante a cerimônia em que recebeu o Troféu Garra Profissional, oferecido pelo Jornal Gazeta Pará-minense. Ao seu lado Libéria Costa, funcionária do Jornal. 1990
Esq/dir.,João Roberto de Oliveira, Alexandre Minardi, Ronaldo Cesário e Ailton Senna, atletas da equipe Pé de Vento. 1993
Fundista João Roberto de Oliveira na cidade do Rio de Janeiro para participar de uma maratona. 1993 aprox.
Desfile da turma dos lobinhos do Grupo de Escoteiros "José Lideu Gramiscelli", na Avenida Presidente Vargas, durante as comemorações de aniversário do Município. 1984
Time feminino de volei da Praça Esportes. Agachadas, esq/dir: Eloisa; Mariinha; Maria Lourença e Perpétua Lara. De pé, esq/dir: Leninha Eleutério;Maria Helena; Maria do Carmo Lara(Preta); Sílvia Amaral; Fátima Eleutério; Lúcia Eleutério; Ana Maria Eleutério e Elaine Amaral. 1971
Imagem enviada por José Renato Coelho de Souza. Rua Benedito Valadares, em 1935.
No centro do palanque o Governador Magalhães Pinto, quando da visita para liberar a verba para a construção da Ponte Grande. Esq./ dir.: Daniel Barbosa(secretário do Prefeito); discursando o Deputado Estadual Odilon Rodrigues de Souza; Governador Magalhães Pinto segura documentos; Prefeito Walter Martins Ferreira; Cel. José Geraldo de Oliveira, comandante da PMMG; Cel.José Guilherme Ferreira, chefe do gabinete militar do governador (José Guilherme depois seria por quase trinta anos, presidente da federação Mineira de Futebol); e o engenheiro civil Dr. Ives Soares da Cunha, à direita fundo. 1965.
Esq./direita, o Presidente da Câmara José Moreira Xavier (Zezinho Xavier), o secretário da Prefeitura Daniel Barbosa, o Prefeito José Porfírio de Oliveira e a Inspetora Avany Villena, durante a Semana Pedagógica realizada no Centro Literário "Pedro Nestor". 1968.
Paraense Esporte Clube, no campo da Várzea. 1950. Agachados, esq./dir.: Tião do Cinema (Sebastião Mendes), Onofre David, Miguel Arcanjo, Rivalino, três jogadores não identificados. A criança à frente também não foi identificada. De pé, esq./dir.: 2 não identificados, Negrito, Délio do Zé do Pedro, não identificado, Fábio Arruda, Juarez, não identificado, Barrão e Zica do Artur.
Time do Paraense Esporte Clube, profissional. Esq./dir., em pé: Ocário, Sexta-feira(José
Xavier Barbosa), Ricardo Binder, Mário Eleutério, Hélio Bechtufft, Barrão (João Ferreira). Agachados, esq./dir.: Fábio, Mituca, Vivi, Paulinho do Sigfredo e Geraldo Casinha. 1962
Time Paraense Esporte Clube. 1951. Esq/dir., em pé: Riva, Tonico, Hugo Marinho, Coteco, Ernani. Agachados: Hélio Bechtlluff, Luiz, Simiri, Barrão, Jesus e Bocão.
Grupo de milicianos da Legião de Outubro de Pará de Minas com o Prefeito Benedito Valadares. 1º plano, esq/dir: Holandino(c/tambor), entre outros não identificados. 2º plano, esq/dir: O 2º é Paulo Idelfonso, o 4º é Nem do Nhozé, Clodoveu, Prefeito Benedito Valadares, Silvino Cunha, Dé do Faustino Pereira Fonseca, Fidelis(c/tambor), João Dultra(c/tambor). 3ºplano, esq/dir: o 3º é Júlio Marinho, o 5º é Mário Medeiros, o 8º é Joaquim Moreira. 4º plano, esq/dir: NI e na frente dele c/paletó escuro é Venâncio Duarte, Didi Lobato, NI, José David Neto( Zé Negrito), Bolivar Ferreira e Melo, NI, Osvaldo Mendonça. 5º plano, esq/ dir: Hugo Leite, o 3º é Geraldo Teodoro entre outros não identificados.
Formandos em Contabilidade com o Prof. José Morais Batista, o diretor da Escola Comercial N. Sª da Piedade, Dr. Fernando Queiróz Xavier, e o Padre Antônio Portelo, após a celebração da missa de formatura. 1º plano, esq/dir: José Camilo dos Santos, Dr. Fernando Queiróz Xavier, José Maria Felipe, Maria Almeida, Raimunda Célia Mendonça, Levi Altivo de Paula, Padre Antônio Portelo e Geraldo Tarcísio de Mendonça. 2º plano, esq/dir: Nelson Martins de Aguiar, Pro. José Morais Batista, Maurílio Duarte(frente), Luiz Viegas(atrás), José Maurílio Teodoro, Júlio Leite de Melo, Hélio da Costa Guimarães, José Júlio de Faria, Geraldo Magela Duarte(que tornou-se contador da Prefeitura de Pará de Minas). 22.12.1962
Membros da mesa diretora da formatura do Curso de Formação (Magistério) do Ginásio São Francisco – Departamento Feminino. Da esq/dir: José Ferreira de Oliveira (Diretor Gerente da Cia. Industrial Paraense), Dr. Fernando Queiróz Xavier (advogado e professor), Frei Amâncio, José Júlio de Faria, Prof. José Morais Batista, Avany Villena (professora e Inspetora de Ensino), e Antônio de Melo Mendonça (Presidente da ASPM – Associação dos Secundaristas de Pará de Minas). 06.12.1962
Pintura parietal no interior da antiga Matriz Nossa Senhora da Piedade, demolida em 1971.
Na biblioteca do Centro Literário Pedro Nestor, em dezembro de 1950, sentados, esquerda p/direita: Romeu Leite, Dr. Heleno Vieira Leitão, Padre Grevy Guimarães de Almeida, José (Jujú) Lopes, José Varela (Curé). De pé, esq/dir: Não identificado, João Gualberto Teixeira (Chiquito), Geraldo Duarte Marinho (Dinho Marinho), e Bruno Duarte Marinho.
Ponte na região de Juatuba, quando da etapa final da construção da BR-262. D. Nayr Mendonça Villaça, esposa do médico Olavo Villaça, com o neto Pedro. 1969
Quando da visita de fiscalização da BR-262 pelo Ministro Mário Andreazza, à esq, de frente, o Prefeito de Pará de Minas José Porfírio de Oliveira. De perfil, com a menina, é o Dr. Paulo Mendonça Ferreira, com a filha Maria José. O diretor do Patronato, Padre Newton Ambrósio, está de costas, e, de perfil é a Inspetora de Ensino, Avany Vilhena, entre outros. 27.07.1969.
Posse do Prefeito José Porfírio de Oliveira, 2º mandato. Na mesa diretora da Câmara de Vereadores, da esq/dir: Vice-Prefeito Sílvio Francelino Gonçalves e esposa Célia, 1ª dama Dagmar de Oliveira, Prefeito José Porfírio de Oliveira, Presidente da Câmara João Gualberto Teixeira. 31.01.1977
Companhia Pará Industrial, 2ª indústria têxtil de Pará de Minas, e ao fundo a primeira, Companhia Industrial Paraense, vistas da Rua Oito de Maio. 1924.
Direita/esq.: residência do gerente da Companhia Industrial Paraense e escritório da empresa, localizados na Praça da Indústria. 1924
Baile Rainha dos Estudantes 1959. Esq/dir: Nívea Mendes Pinto, Virgínia Abreu, Aparecida Vilela, não ident., Maria do Carmo Assunção, Maria Sylmia Praxedes Leite e Marisa Abreu.
Time do Juvenil do Paraense quando do jogo com o Guanany Esporte Clube. Década de 1950. De pé, esq/dir: Pepedo, Garido, Antônio M., Targino, Onofre, Wilson.
Agachados, esq/dir: Quim, Lavinho, Alberto, Chico, Gilberto, Lila.
Frei Erardo com alunos da natação e o técnico Emídio Teixeira de Carvalho, na Praça de Esportes em 1953. 1º plano, es/dir: Eugênio Ferreira e Melo, não identif, Waldemar Sabino de Castro Filho(Carrapato), Ubirajara Campos Filho, Osvaldo Martins Abreu, Eliseu Teixeira, Wilson Barbosa, Hudson Leite Praxedes, Emídio Teixeira de Carvalho. 2º plano, esq/dir: Evandro Martins, Márcio Luiz Mendonça Villaça, José Maurício Teodoro Silva, 2 não ident., Frei Erardo, não ident., Celso Ferreira, Aroldo, Otávio Martins Abreu, Hélio Teixeira, José Maurício Flores. 3º plano, esq/dir: Marcos Abreu(sentado), Mauro Pereira, José Maria Guimarães Ferreira, José Antônio Ferreira, Carlos Roberto Maia, atrás não ident, Zé da Uca, não ident., João Jacques Varella Pereira, 4 não identificados.
Seleção Mineira de 1954. Esq/dir: Sinval, Anísio, Lazarotti, Haroldo, Geraldino, Afonso, Escurinho, Denone, Gato, Ubaldo, Raimundinho, não identificado. Sinval e Raimundinho são nascidos em São José da Varginha, quando ainda distrito de Pará de Minas.
Com a presença dos ex-combatentes, Marcos Abreu discursa em frente ao monumento a eles. 1982
Senador Benedito Valadares recebe uma placa homenagem do Prefeito José Porfírio de Oliveira. 20.09.1969
Governador Israel Pinheiro discursa na Câmara de Pará de Minas. Presentes: Deputado Raul Bernardes Nelson de Senna, Senador Benedito Valadares, Dr. Paulo Mendonça Ferreira, Prefeito José Porfírio de Oliveira, Ovídio de Abreu, entre outros. 20.09.1969
Na sede do Patafufo Country Club quando da consagração da nova Matriz de N. Sª da Piedade, para almoço oferecido pela Prefeitura e Câmara de Pará de Minas.09.04.1972. Esq/dir: Bispo Dom Cristiano Portela, Raymundo Mendonça, Anibal de Melo, Núncio Apostólico Dom Humberto Mozzoni, Padre Libério Rodrigues Moreira, entre outros. Da dir/esq, o 2º é o Prefeito José Gentil de Almeida e o 4º é Dom João Rezende Costa Arcebispo Metropolitano, entre outros.
Autoridades na inauguração da 2ª adutora Cachoeira do Martinho em 1961. Esq/dir: Dr. Morel Mendonça Meireles, Dr. Wilson de Melo Guimarães, Walter Martins Ferreira, Dr. Ives Soares da Cunha, Prefeito Dr. Edward Moreira Xavier, Padre José Viegas da Fonseca, Dr. Paulo Mendonça Ferreira (atrás), José Newton Mendonça, Dr. Osvaldo Ribeiro Lage, Dr. Fernando Queirós Xavier, Geraldo Duarte e José Gastão Machado.
Os técnicos Emídio Teixeira de Carvalho e Daniel Barbosa, da Praça de Esportes de Pará de Minas, na década de 1950.
Atletas do basquete da Praça de Esportes na década de 1950. De pé, esq/dir: Coteco(Ronaldo Marques Ferreira), Paulinho do Sigefredo, Miguelão Grassi, José Maria Felipe, Jackson Varela, 2 não ident., e Daniel Barbosa (técnico). Agachados, esq/dir: Mauro Pereira (Trator), Zé Pretinho (Wallingson José de Almeida), Edson Ferreira, José Antônio Ferreira, não ident., Paulinho Caixeta.
Atletas do Pará de Minas Tênis Clube em 1942. Esq/dir: Simeão Stelita de Oliveira, João Lage, Guilherme Poça Gonçalves, Dr. Fernando Furtado, Hugo Marinho, José de Loth Machado, Dr. José Lage, Dr. Alvaro de Abreu e Silva, Dr. Olavo Villaça, Wandick Orsini, Dr. Silvino Moreira dos Santos, Danielde Oliveira Barbosa, Arnaud Marinho.
Paraense Esporte Clube. 1962. De pé da esquerda para a direita: Witan Marinho (técnico), Hamilton, Sexta-feira, Grapete, Osman, Hugo Flávio e Josué. Agachados: Careca, Lú, Adãozinho, Preto e Alceu. Witam Marinho, havia sido árbitro de futebol em Minas Gerais e o Paraense o contratou para técnico;Hamilton foi jogar no América; Grapete foi para o Atlético; Osman foi campeão pelo Siderúrgica, Josué havia sido campeão pelo Cruzeiro no ano anterior. Adãozinho foi para o Santos e chegou a jogar com Pelé, Preto foi para o Democrata de Sete Lagoas, de onde tinha vindo e Alceu, veio do Mamoré de Patos de Minas.Informações e foto do ex-atleta Hugo Flávio Lobato Marinho.
Praça Torquato de Almeida na década de 1960.
Ônibus do Toezinho Marinho (Antônio Epaminondas Marinho), pioneiro do transporte coletivo Pará de Minas/Belo Horizonte. Foto tirada na Rua do Rosário na década de 1940.
Nívea Mendes Pinto, Rainha do Centenário de Pará de Minas, discursa durante recepção no Centro Literário Pedro Nestor. O Presidente do clube, Hugo Marinho, é o segundo da esquerda para a direita. 1959
Inauguração da Torre de Transmissão de Sinais de TV na Serra do Caracol. 1980. Dr. Paulo Mendonça Ferreira, Presidente do Conselho de Desenvolvimento, descerra a placa. Presentes o Prefeito José Porfírio de Oliveira; Presidente da Câmara Luiz Viana David e vereador Jacinto Pereira; Daniel de Oliveira Barbosa; Chefe de Obras José Francisco Pereira; Cel. Zezé do Julinho e Hélio de Melo Mendonça.
Time do Paraense Esporte Clube. 1960. De pé, esq/dir: Tigarido, Sexta-feira, Edgar, Barrão, Divino, Hélio Bechtlufft, Celso Assunção(diretor). Agachados, esq/dir: Joaquim Pinto(diretor), Lair, Careca, Nozito, Nilton Pinto e Geraldo.
Paraense Esporte Clube.1º time da época profissional. 1961. De pé, esq/dir: Sexta-feira, Ricardo Binder, Luiz da Ica, Joel, Lico e João Batista. Agachados, esq/dir: Maurício, Nilton Pintado, Careca, Chiquinho e Esquerdinha.
Coroação dos alunos do Jardim de Infância Branca de Neve, na Matriz N. Sa. da Piedade, em 1955. À direita, Terezinha Pereira coloca a coroa. À esquerda. subindo a escada: Eduardo Grassi, Flávio Guimarães, Luiz Carlos, Orlando Moreira, José Dalton, não ident., Marise Binder, etc. No 1º plano, esq/dir: não ident., Márcio Maia, Fernando Moreira, Hélio Rodrigues, Newton Erotides Mendes, 3 meninas não ident., Tereza Cristina Simões, entre outras.
Alunos dos Jardim de Infância Branca de Neve, o 1º da cidade, no Centro Literário Pedro Nestor em 1955. 1º plano, esq/dir: Márcio Maia, Marquinho do Gilica, Newton Erotides Mendes, José Antônio Mendonça, Marise Binder, Arlete Marinho, não ident., Helena Rezende, não ident. 2º plano, esq/dir: 2 não ident., Humberto Melo Franco, não ident., Tereza Cristina Franco, não ident, Olívia Rezende, não ident. 3º plano, esq/dir: Charles Alberto, Paulinho Menezes, Ricardo Marinho, Eduardo Grassi, Cristina Abreu, etc. 4º plano, esq/dir: 3 não ident, Flávio Guimarães Ferreira, Dailson Mendes de Oliveira, não ident, Marta Moreira, Marta Xavier, atrás dela é Arlete Marinho, entre outros. À direita, de pé, é Terezinha Pereira. Atrás dela, a professora Natália Mendes de Oliveira.
Interior da Capela do Hospital, em 1946.
Capela Nossa Senhora da Conceição, mais conhecida como Capela do Hospital, foi doada por Torquato Alves de Almeida. A Sagração da Capela ocorreu em 12 de setembro de 1946, às 7h30min, pelo Bispo de Uberaba D. Alexandre Gomes Amaral, durante as festividades do Centenário da Paróquia. O provedor e diretor do Hospital era o médico Dr. Silvino Moreira dos Santos.
Residência de D. Zezé Castelo Branco em 1958. Em 1981 foi adquirida pela municipalidade e destinada a abrigar o Museu Histórico em 1984.
No centro, Edson Campolina, com os tipos populares Maiado e Maiadinho.
Maria Xavier Capanema com os padres redentoristas das Missões de 1961. De pé, o 2º da dir/esq. é o Vigário Padre Hugo Bittencourt.
Centro Literário Pedro Nestor na década de 1950.
Edson Campolina Ponte e Zé da Vargem, tipo popular.
Pintura parietal no interior da Matriz Nossa Senhora da Piedade, demolida em 1971.
Matriz Nossa Senhora da Piedade, demolida em 1971.
Pintura parietal no interior da Matriz Nossa Senhora da Piedade, demolida em 1971.
Fórum de Pará de Minas em 1939.
Pintura do teto do altar principal da Matriz Nossa Senhora da Piedade, demolida em 1971.
No Centro Literário Pedro Nestor, a Rainha da Primavera 1947: Lourdes Campolina.
Esq/dir: Ilcena Morais, Manoelita Vasconcelos, Dulce Grassi, Ana Capanema, Ieda Pontes, Lourdes Rois, Noema ferreira e Melo, Vera Coelho, Rainha Lourdes Campolina, Leda melo, Raquel Grassi, Maria Vasconcelos, Geni Silva, Maria Helena Melo Franco, não ident., Seres Ferreira e Melo, Elisa Abreu.
Início da atual Avenida Ovídio de Abreu na década de 1950.
Rua Cel. Domingos, esquina com a Rua Cel. João Alves, em 1926.
Parte da Praça Torquato de Almeida à direita, e a Praça Francisco Torquato de Almeida. 1935.
Igreja Nossa Senhora das Graças na década de 1960.
Alunos do 4º ano do Grupo Escolar Torquato de Almeida, em março de 1964.
Sentadas, esq/dir: Mary Morais, Beth Machado, Fátima Pereira Almeida, Maria Lúcia Praxedes(Malluh), Fátima Pereira, 2 não identificados, Flávio de Souza Pinto, Inácio Franco, José Luiz Aguiar, não ident., Humberto Mendes de Oliveira. De pé, esq/dir: Profª Lúcia Menezes, Francelina Quintão, Angélica Moura Pires, Angela Varela Junqueira, Sônia Almeida,Márcia Lage Laurentys(atrás), Marlene Mendonça(do Tadinho do Cinema), ), Sueli Silva (atrás), não ident, Maria Lúcia Oliveira, Ana Maria Campos, Clara Lúcia Leite Xavier(atrás), Maria Auxiliadora Pinto Coelho, não ident., Renato Campos (atrás), José Fernando Duarte, Wayne Franco, 2 não identificados, Francisco Gabriel Barbosa(atrás), Frederico Mendes Varela, três não identificados e o último é Inácio Lopes de Oliveira.
Os Mísseis. Esq/dir: Vilfredo Pontes, Chiquinho Silva, Wayne Franco, Fernando de Souza Lima, Ivan Leitão, durante apresentação no Centro Literário. 1970(década).
Infantil do Paraense com o sr. Berois. 1986 aprox.
De pé, eq/dir: Botão, sr. Berois, Mizael, Renatinho, três não ident., Helbert, Reginaldo. Agachados, Luciano e Rodrigo Cuíca são os 6º e o 7º jogadores. Os outros não foram identificados.
Interior do Centro Literário Pedro Nestor em 1927.
E.E. Governador Valadares em 1935.
Rua Benedito Valadares na década de 1940.
Governador Benedito Valadares e o Presidente Getúlio Vargas cavalgando em Pará de Minas, na Granja Santa Edwirges, residência do Governador. 1939
Na biblioteca do Centro Literário Pedro Nestor o Clube do Xadrez da entidade reunido durante campeonato. Foto de 05.08.1951.
Esq/dir: Dr. Raimundo Ferreira, Raimundo Mendes(Dico), Rubens Mendes, Geraldo Pereira Duarte(Pepé), de pé o Presidente do Centro Literário Osmar Marinho, José Olímpio Pereira(Juca do Silvino), de pé Geraldo Magela Fonseca(vencedor do campeonato), Romeu Leite de Melo, Bosco Mendonça, Darci Lourenço do Carmo, Dr. Wilson de Melo Guimarães e Dr. Paulo de Lima e Silva.
Turma do 4º ano do Grupo Escolar Governador Valadares com a professora Aurora Amaral. Entre os alunos estão Bartolomeu Campos de Queiróz (o 2º da dir/esq., 3º plano), Vera Barbosa e Adriana Marinho ( 3º e 6ª ,dir/esq, na 1º fila). 1951
Pintura no teto da nave da Matriz Nossa Senhora da Piedade, demolida em 1971.
Interior do Centro Literário em 1924.
Fórum de Pará de Minas na década de 1950.
Alunos e convidados no auditório comemorativo aos 50 anos do Grupo Escolar Torquato de Almeida, em março de 1964.
Rua Direita, esquina com a Cel João Alves, em 1924.
À esq, Alfredo Leite Praça e esposa Maria de Oliveira Leite, Celuta Leite Praça e o marido José Leão de Melo, Cristina Leite Praça e Raimundo Leite Praça(Raimundinho da Farmácia). Sentado, à frente dos irmãos e cunhados, está João Leite Praça. São filhos, nora e genro de Amélia Aurora de Freitas Mourão e João Porphirio Leite Praça.
Esq/dir: Marcos Abreu, Prefeito José Porfírio de Oliveira, Governador Ozanan Coelho, Zezé do Julinho, Ovídio de Abreu, Dr. Odilon Rodrigues de Souza, entre outros na inauguração do armazém da Casemg em Pará de Minas, na BR 262, em 1978.
Baile da Chita no Centro Literário em 1951. Esq/dir, agachadas: Maria de Lourdes(Lila) Almeida Campos, Luzia de Almeida, Iralva Bueno, Maria de Lourdes Pereira, Maria José Varela, Luci Franco, Zélia Nogueira, Lilia, Maria Helena Melo Franco, Vitória Ferreira e Melo. De pé, esq/dir: Lourdes Torres, Vilma Bueno, Geni, Stela Varela, Elza Marinho, Neuza Xavier, Gilka Lage, René Mendes, Nadir Campos, Célia Varela, Olívia(Diva) Altivo, Neusa melo Franco, Yolanda Costa, Amélia Ferreira, Maria Helena Costa, Vanda Bueno e Eneida Ferreira.
Visita de João Goulart, quando candidato à Presidente da República, em 1960. Esq/dir: Álvaro Marcílio, Secretário de Agricultura de MG; Embaixador Santiago Dantas; Senador Camilo Nogueira da Gama; atrás, José Vicente Marinho; Senador Tancredo Neves, candidato ao governo de MG; atrás, vereador José Moreira Duarte(Zé do Nato); José Maria Guimarães, fundador do PTB em Pará de Minas e seu primeiro presidente, em cuja residência recepcionou as autoridades; o candidato à Presidência, João Belchior Goulart; Prefeito de Pará de Minas Dr. Edwar Moreira Xavier; Presidente da Câmara de Pará de Minas, Dr. Paulo Mendonça Ferreira; e José Gastão Machado.
Presidentes do Centro Literário Pedro Nestor ao longo do tempo, com o filho do seu fundador, na biblioteca da entidade em 1952.
Sentados, esq/dir: Francisco Torquato de Almeida Filho(Pio do Chiquinho Torquato), Dr. Paulo de Lima e Silva, Dr. Joaquim mendes Júnior, Dr. Murilo Salles e Silva, filho do fundador Dr. Pedro Nestor Salles e Silva; Rossini Guimarães, Joaquim Pereira Duarte, Dr. Álvaro de Abreu e Silva. De pé, esq/dir: Dr. José Henriques Campos, Dr. Olavo Villaça, Dr. Wilson de Melo Guimarães, Geraldo Duarte Marinho(Dinho), Dr. Osvaldo Ribeiro Lage, Osmar Marinho e Dr. Morel Mendonça Meireles.
Tenente Júlio de Melo Franco, com a esposa Heráclita Coutinho de Melo Franco e filhos, acompanhados de Torquato de Almeida, sentado à direita, e Otávio Abreu e Silva, à esquerda; de pé, à direita, o tabelião Silvio Praxedes.
Anita Salles no centro do Coral Nossa Senhora da Piedade. 1953
Prefeito Carmério Moreira dos Santos com os filhos, Arnaldo e Luzia, o Vigário substituto Padre Grevi Guimarães Almeida e o mestre de obras José Pepé, nas obras de construção do Asilo Padre José Pereira Coelho. 1947
Visita do Presidente Getúlio Vargas à Companhia Industrial Paraense, durante sua visita a Pará de Minas em 1939. No centro o Presidente Vargas entre o Governador de MG Benedito Valadares e o empresário e líder político Torquato de Almeida.
Início do levantamento da planta cadastral de Pará de Minas no campo de aviação local, em 26.07.1951. À esquerda, de terno escuro, o Prefeito José Vicente Marinho. À direita, Altino Marinho, o Prof. Geraldo Martins Ferreira e Melo, Dr. Wilson Guimarães, Dr. Joaquim de Araújo Mendes, entre outros.
Paraense Esporte Clube. Time profissional. De pé, esq/ dir: Dico Morais (Burú), Mário Eleutério, Bispo, Edgar, Sexta-feira, Hélio Bechtluftt, Nuno, Fábio Arruda e Ricardo Binder.
Sentados, esq/dir: Nilton Pintado, Manoelito, Mituca, Chinesinho, Careca, Fábio e Barrão. Década 1960
Prefeito Dr. Edward Moreira Xavier coroando a Rainha do Centenário de Pará de Minas, Nívea Mendes Pinto. À esq. a Princesa do Centenário, Neide Almeida. À dir. o Deputado Ovídio de Abreu. Ao fundo, Dr. Morel Mendonça Meireles, Presidente da Câmara. 1959
Antiga Matriz Nossa Senhora da Piedade, em 1948.
Sentado na 1ª fila é José Augusto Corrêa de Miranda com a esposa, entre outros, durante palestra no Centro Literário Pedro Nestor.
Praça Cel. Francisco Torquato, em 1948.
Rua Benedito Valadares, principal via pública no centro de Pará de Minas.1950.
Rua Benedito Valadares na década de 1950, tendo-se à direita o Cine Teatro Vitória.
Rua 20 de Setembro, que já havia sido Direita e 18 de Abril, avistando-se na esquina com a Cel. João Alves, o castelinho da Distribuidora de Energia Elétrica. 1924.
Câmara de Vereadores, posteriormente Prefeitura de Pará de Minas. 1935.
Presidente Getúlio Vargas e o Governador Benedito Valadares inauguram a Praça de Esportes de Pará de Minas em 1940. À direita, Israel Pinheiro, Secretário do Governador.
Posse Prefeito Padre Viegas. Prefeito Padre José Viegas da Fonseca chega à Prefeitura com o Vice Dr. Odilon Rodrigues de Souza(terno branco). Estão ladeados por Torquato de Almeida, Dr. Silvino Moreira dos Santos e à direita, pelo Tnte. Júlio de Melo Franco. Uma multidão os acompanham. 02.01.1948
Jazz Band, na década de 1940. Sentados, esq/dir., o 2º é Joãozinho do piston. De pé, esq/dir., o 2º é Mário Mendonça e o último é o maestro Spíndola.
Igreja do Rosário, em Pará de Minas, na década de 1930.
Cia. Industrial Paraense, primeira indústria de Pará de Minas.
2ª Diretoria da ASPM - Associação dos Secundaristas de Pará de Minas. 1956.
Sentados, esq/dir: Waterloo Guimarães, João Teodoro e Pedro Moreira.
De pé, esq/dir: Marcos de Abreu e Silva, Nívea Pinto Silva e Wandick Varela.
Dom Cristiano Portela de Araújo Pena, Padre Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, entre outros.
Coreto na Praça Wenceslau Brás, atual Torquato de Almeida. Década de 1920.
Praça "Torquato de Almeida", em 1951.
Lançamento da primeira camada de asfalto da BR-262. Ministro dos Transportes Mário Andreazza, ladeado por Elizeu Rezende (Diretor do DNER), Aimoré Dutra Filho (Chefe do 6º Distrito Rodoviário Federal) estão à frente do grupo de autoridades. Atrás do Ministro está o Prefeito José Porfírio de Oliveira, Dr. Paulo Mendonça Ferreira, assessor do Secretário de Estado da Fazenda, entre outros. 01.06.1968
Praça Wenceslau Brás, atual Torquato de Almeida, em 1924.
Pintura no interior da Matriz Nossa Senhora da Piedade, demolida em 1971.
Vista parcial da Rua Delfim Moreira, em 1948.
Rua Direita em 1935. À esquerda o Hospital Nossa Senhora da Conceição.
Praça Coronel Francisco Torquato sendo construída, em 1921. Ao fundo o Grupo Escolar Torquato de Almeida.
Interior da antiga Matriz Nossa Senhora da Piedade, demolida em 1971.
Rua Benedito Valadares em 1926. O menino de calça curta é Amadeu Atílio Grassi.
Interior da antiga Matriz Nossa Senhora da Piedade em 1924.
Rua principal de Pará de Minas no início do século XX, vendo-se ao fundo a Igreja Nossa Senhora da Piedade.
Estação Ferroviária de Pará de Minas em 1924.
Visão aérea do Bairro São José. Em 1º plano a Lagoa do Zezé do Julinho, atual Parque Bariri; o Automóvel Clube; e à direita no fundo o prédio do GOT - Ginásio Orientado para o Trabalho, atual E.E.Manoel Batista. 1970 aprox.
Praça Torquato de Almeida na década de 1960.
José Vicente Marinho no centro esquerdo, Francisco Mendonça(Chiquinho Mendonça), Dr. Jacinto Menezes, entre muitos outros, no lançamento da pedra fundamental do Centro de Saúde, na atual Praça Galba Veloso, em 25.05.1952. No fundo, o muro do cemitério.
Estação Ferroviária do Ramal do Pará. 17.08.1934. Visita do Dr. Gustavo Capanema, Ministro da Educação e Saúde Pública, que chegou às 10h, vindo de Pitangui, com comitiva que incluía Carlos Drummond de Andrade e a esposa de Juscelino Kubitschek, entre outras personalidades. Foram recebidos pelo Prefeito Francisco Valadares e demais autoridades do município de Pará de Minas, pelos alunos do Ginásio São Geraldo, e pelos operários das fábricas de tecidos, cujos trabalhos foram suspensos pelo diretor-gerente Torquato de Almeida, a fim de comparecerem às manifestações.
Rua Benedito Valadares na década de 1950.
Ponte Grande em 1964.
Pará de Minas vista da Serra de Santa Cruz, local onde se encontra o Cristo Redentor. Década 1980.
Estádio "Ovídio de Abreu", também conhecido como Campo Paraense. Década de 1950.
Pará de Minas na década de 1950. Vista aérea do centro da cidade.
Pará de Minas em 1926.
Pará de Minas na década de 1960. Vista aérea do entorno da antiga Matriz N. Sª da Piedade.
Matriz Nossa Senhora da Piedade e entorno, avistando-se a construção da nova Matriz. 1970.
We must explain to you how all seds this mistakens idea off denouncing pleasures and praising pain was born and I will give you a completed accounts off the system and
Get Consultation