Ação Educativa 2011: Oficina para as especialistas da rede escolar do Município

             Aconteceu na manhã da sexta-feira, 10 de junho, no Salão Nobre do Sindicato Rural, o primeiro momento da ação educativa e cultural do Muspam para este ano de 2011. Direcionada às especialistas da rede escolar do Município, a oficina do projeto “Encantando-se com o Moleque Beijo – Benjamim de Oliveira, Patrimônio de Pará de Minas”, foi aplicada por Lóren Graziela Carneiro Lima, responsável pelo setor educativo do Muspam. 
             Esta ação educativa e cultural, que possui o apoio imprescindível da Superintendência Regional de Ensino, da Secretaria Municipal de Educação, e da Secretaria Municipal da Cultura, envolverá a educação infantil e as séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) das escolas estaduais, municipais e particulares do Município.  
             As educadoras especialistas foram instrumentalizadas a trabalhar com o tema do projeto e tiveram a oportunidade de conhecer mais o ilustre conterrâneo.  Benjamim de Oliveira faz parte da história de Pará de Minas e por algum motivo a história dele ficou oculta da população da cidade durante muito tempo. Diante da realidade difícil em tempos de escravidão, o menino negro Benjamim conseguiu construir um destino diferente de muitos que, pelo simples fato de serem negros estariam fadados ao fracasso por uma sociedade escravista. 
              A história de Benjamim pode ser (re)contada como forma de resistência e luta a um sistema  opressor. O conhecimento e a divulgação da trajetória dele contribuem para a construção de uma identidade negra positiva no ambiente escolar. 
              O projeto proposto pelo Muspam, além de resgatar a história de Benjamim de Oliveira, servirá também como uma ferramenta de trabalho para que as professoras possam aplicar a Lei Federal Nº 10.639/2003 e ainda contribuirá para a abordagem da história do circo em sala de aula, e da diversidade cultural nele presente. O circo traz consigo valores que são importantes para uma vida em sociedade como: respeito às diferenças, disciplina, solidariedade, confiança, destreza, sensibilidade, enfim, valores que podem ser enfocados, resgatados e trabalhados em sala de aula, espaço fundamental na construção da cidadania. 
              O Museu Histórico de Pará de Minas com suas ações educativas objetiva também trabalhar em prol de uma verdadeira cidadania, que é construída embasada na valorização e respeito à diversidade dos indivíduos e suas histórias.
              O material didático preparado pelo Muspam para ser utilizado pelas escolas foi apresentado às especialistas e entregues pelo Vice-Prefeito Eugênio Mansur e Secretária de Cultura Maiza Lage às primeiras escolas que trabalharão com ele. Vários cds com o livro digital de Ermínia Silva, "Circo-Teatro. Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil" foram sorteados entre as especialistas. 

              Apoio cultural: Horizonte Têxtil, MM Comunicação, Embapel Papelaria

veja_as_fotos