Orquestra de Violões Anita Salles na 8ª Semana Nacional de Museus: 17 a 23.05.2010



A Semana Nacional de Museus faz parte da agenda de eventos permanentes do Ibram–Instituto Brasileiro de Museus e ocorre durante uma semana, sempre no mês de maio, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18/05). O propósito é mobilizar os museus brasileiros a aderirem ao tema da Semana, a partir de um esforço de concertação de suas programações por um período específico, intensificando a relação desses com a sociedade. 
                 O Ibram adota para o evento o tema do Dia Internacional dos Museus escolhido pelo Conselho Internacional de Museus - Icom, que este ano é "Museus para harmonia social", destacando o papel desses centros de cultura como instituições conectadas ao mundo contemporâneo e interessadas na vida social, política e econômica da sociedade em que estão inseridos, estimulando ainda a discussão, a reflexão e a prática do respeito e da valorização das diversidades e diferenças.
                 O Museu Histórico de Pará de Minas aderiu à proposta do Ibram com a seguinte programação:
. De 18 a  21 de maio, de 9 às 11h, e de 15 às 17h: Projeto Conheça o Muspam: educadores serão apresentados aos bastidores da instituição descobrindo o potencial que poderá ser explorado por eles em sala de aula. Inscrições pelo telefone 3231.7790 até o dia 17, das 8 às 18h.

. Dia 19, 20h: apresentação da Orquestra de Violões Anita Salles, regência de Júlio Saldanha, que também se apresentará com João Franco (voz e violão). Imperdível!

                  A Orquestra de Violões “Anita Salles” de Pará de Minas, primeira da região Centro-Oeste mineira, nasceu em 2003, contando na ocasião com onze membros fundadores. Desde então, foram várias apresentações em escolas, aniversários, saraus, lançamentos de livros, homenagens e serenatas com um repertório que varia música clássica, folclórica e popular.
                 Sempre com a preocupação de divulgar esta forma peculiar e coletiva de tocar violão, unindo gerações, a Orquestra criou projetos como o Ensaio Aberto na Praça, “Concertos Natalinos”, “Sexta em Serenata” e “Doe um violão e ganhe uma serenata”, este último com destaque na mídia nacional com reportagem vinculada ao MGTV, Bom dia Minas e Globo News da Rede Globo de televisão.
                 Reconhecida de utilidade pública municipal, a Orquestra de Violões  conta hoje com vinte e um membros de idades variadas divididos em três naipes de violão sob a regência de Júlio Saldanha.
                 João Franco e Júlio Saldanha criaram uma parceria há quase um ano. A primeira apresentação foi no próprio Museu, acompanhando o Coral Nossa Senhora da Piedade no lançamento do Hino do Sesquicentenário de Pará de Minas, composição de Júlio Saldanha e Dalva Frágula.
                 João Franco é uma referência no violão em Pará de Minas. Um dos principais violonista da cidade, participa sempre de grandes eventos, desde os tempos áureos da seresta em Pará de Minas.
                 Júlio Saldanha é cantor, compositor, escritor, pós-graduado em arteterapia e professor de violão. Idealizador da Orquestra de Violões “Anita Salles”, dedica-se à regência do grupo desde a sua fundação, há sete anos.
                   
                 Participe da noite especial no Muspam dia 19 de maio, 20h.