titulo_historico


foto_museu_historico

O Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som de Pará de Minas — MUSPAM, é um órgão operacional da Secretaria Municipal de Cultura. A instituição que abriga a memória histórica do município de Pará de Minas, Minas Gerais, foi inaugurada em 10 de fevereiro de 1984, na administração do Prefeito Antônio Júlio de Faria, incentivado pelos assessores Hugo Flávio Lobato Marinho e Luiz Viana David. A implantação foi possível graças ao convênio firmado entre a Prefeitura e a Aspac — Associação Pará-minense de Arte e Cultura,  autorizado pela Lei Municipal Nº 2.190, de 15 de dezembro de 1983.
          O trabalho de recolhimento de peças, documentos e fotografias relacionados à evolução histórica, econômica, cultural e social de Pará de Minas, em campanha promovida pela Aspac, foi vital para a constituição do acervo inicial da instituição.
          A partir de junho de 1987 a entidade iniciou sua reformulação conceitual, administrativa e física, no sentido de dinamizá-la, sendo reinaugurada em 10 de novembro de 1988. A Lei Municipal Nº  2.456, que criou o Museu Histórico, Documental, Fotográfico e do Som de Pará de Minas, foi votada pela Câmara Municipal e sancionada em 04 de dezembro de 1987. Uma ampla programação compõe a agenda da instituição: exposições permanentes e temporárias, lançamentos de livros, oficinas, palestras, shows artísticos, congados, etc. Com a implantação da Secretaria Municipal da Cultura, em 1993, os setores culturais do município fortaleceram-se com as propostas apresentadas e, sendo o Museu um dos órgãos operacionais da Secretaria de Cultura de Pará de Minas, está sempre em sintonia com o órgão responsável pela gestão cultural municipal.
         Em 2009, ano do Sesquicentenário de Pará de Minas, o Museu comemorou 25 anos de trabalhos de resgate, preservação, pesquisa e divulgação da memória histórica do Município, tendo o prédio recebido obras de reforma e conservação, que foram inauguradas em 25 de novembro. Obras de melhorias na infraestrutura do prédio aconteceram desde maio de 2011 e, na noite de 28 de março de 2014 foram inauguradas, marcando assim os 30 anos da entidade.