Pia Batismal Portátil

Novamente convidamos você a atravessar a ponte do tempo, conhecer e aprender um pouco mais com as peças que integram o acervo do Museu Histórico de Pará de Minas. Vamos dar destaque a uma Pia Batismal Portátil, peça que pertenceu à Capela Nossa Senhora da Piedade do Patafufo, atual Pará de Minas.

A pia batismal é peça importante na liturgia religiosa, sendo instituída pela Igreja na Idade Média. O exemplar enfocado é em pedra sabão, trabalho em cantaria datado de 1831. Possui gravado na borda, em baixo-relevo: “AVEMARIA GRATIAM APLEMI DOMINUS TECUM A 12 AR 1831 T”, dizeres em latim que foram traduzidos pelo salesiano Padre Geraldo Lisboa, diretor do Instituto Coronel Benjamim Ferreira Guimarães, como “Ave Maria Cheia de Graça o Senhor é Contigo. A 12 de abril de 1831”.

Uma curiosidade sobre a peça: foi utilizada pelo padre do então povoado do Patafufo para atender às regiões onde as moradas eram muito afastadas, fazendas dispersas, longes da Igreja Matriz. Os padres obtinham a licença do bispo e iam até esses lugares transportando em cavalo o altar portátil e a pia batismal construídos para esse fim, bem como todos os objetos para a celebração dos rituais religiosos, conforme a Lei de Deus e da Igreja.

“A distância que separava os moradores do campo das igrejas matrizes corroborou para que capelas das fazendas se tornassem verdadeiras sucursais das paróquias. Além das missas dominicais, em algumas delas eram administrados os sacramentos do batismo e do matrimônio. Várias contavam com cemitérios anexos” (David Machado, in: https://www.em.com.br/app/colunistas/helvecio-carlos/2019/08/05/interna_helvecio_carlos,1074757/hit.shtml)

A peça destacada, com a demolição em 1971 da antiga Matriz Nossa Senhora da Piedade de Pará de Minas, à qual pertencia, foi presenteada pelo então Pároco Padre Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, em 1976, ao professor Antônio Augusto de Mello Cançado, benemérito de Pará de Minas. O filho dele, José Tarcísio de Mello Cançado, em 2011, em elogiável ato, efetivou o retorno da histórica peça a Pará de Minas, “Patafufo de outras eras”, como diz a letra de uma canção composta por Jackson Campos.

Gostou de conhecer essa peça?

 

 

PS: Siga o Museu Histórico de Pará de Minas no Instagram: @museuparademinas 

 

 Postado em 16.12.2020.