Inaugurada a exposição homenageando o Professor Pereira da Costa

Com a presença de alunos, professores, diretora Maria Aparecida de Almeida Barbosa, da E.E. Professor Pereira da Costa, alunos e professores da E.E. Governador Valadares, familiares do homenageado, Secretário Municipal de Assistência Social Vilson Antônio dos Santos, colegas da Secretaria Municipal da Cultura, foi inaugurada na manhã do dia 06 de dezembro a exposição "Professor Pereira da Costa, 150 anos  - o mestre dos mestres".

Ilustre personagem da história de Pará de Minas, José Pereira da Costa, cujo extraordinário desempenho no magistério o alçou a baluarte da educação no município, era dotado de enorme inteligência e sólida formação cultural. O professor preparava primorosamente os alunos nas escolas formais, que na época eram somente até o 4º ano, situação que o levou a fundar na casa dele um Externato, que logo ficou conhecido como Externato do Professor Inhozé, com o objetivo de dar continuidade à educação dos alunos e de outros jovens que se interessavam. Lá, nesse Externato, eram ministradas matérias do curso secundário e também a preparação para concursos públicos.

A atuação do Prof. Pereira da Costa não se limitou ao magistério. Exerceu os cargos de juiz de paz, delegado de polícia, juiz municipal, juiz de direito e ainda prefeito, além da presidência do 2º clube literário de nossa terra, que posteriormente teve o nome dele: Clube Lítero-Recreativo Professor Pereira da Costa. Mas, foi ao magistério que entregou todas as forças de seu espírito, como atuante batalhador, contribuindo para o desenvolvimento da cultura em nossa cidade. Foi cercado de admiração e se destacou pelo trabalho realizado, tendo marcado época em Pará de Minas e recebido reconhecimento de jovens por ele educados, dos colegas de magistério, da sociedade, e das autoridades municipais. O mestre dos mestres, como bem o adjetivou Ovídio de Abreu, ex-aluno dele, recebeu nova homenagem de Pará de Minas com essa exposição que divulgará para as novas gerações a contribuição dele para o desenvolvimento e aprimoramento educacional e cultural de nossa terra. Ele está perpetuado em uma via pública no bairro Nossa Senhora das Graças, que possui o seu nome por força da Lei Nº 44, de 09.02.1949: Rua Professor Pereira da Costa; e na denominação da escola no mesmo bairro criada pelo Decreto Estadual Nº 4.527, de 28 de março de 1955, e instalada em 11 de junho do mesmo ano: Escola Estadual professor Pereira da Costa.

Veja as fotos

 

Mais notícias em http://portal.parademinas.mg.gov.br/exposicao-comemora-sesquicentenario-de-pereira-da-costa/


07.12.2017