Exposição Meteorito Pará de Minas

Desde o dia 11 de maio, encontra-se exposto à visitação pública em uma das salas do Muspam um fragmento do Meteorito Pará de Minas. A massa meteórica caiu na Fazenda Palmital, próxima à cidade de Pará de Minas, em 1934.

O proprietário da fazenda, sr. João Bertoldo Dias, a encontrou e levou-a para a casa dele. Posteriormente, ele vendeu o meteorito, que por sua vez foi revendido ao Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro. Após 82 anos, parte dele agora integra o acervo do Muspam graças à atuação do Deputado Federal Eduardo Barbosa que intermediou junto ao Museu Histórico Nacional (RJ), a solicitação de Edson Campolina Pontes, ex-vereador, avalizada pelo Muspam. Em 02 de maio último o Deputado Eduardo Barbosa, no gabinete dele em Pará de Minas, apresentou a fatia do meteorito a Edson Campolina Pontes, Ana Maria Campos - diretora do Muspam, e à imprensa local, efetuando a entrega formal dele à diretora do Museu de Pará de Minas para integra-lo ao acervo institucional. Na ocasião, o Deputado Eduardo Barbosa solicitou à Ana Maria e Edson que levasse o singular exemplar ao gabinete do Prefeito Antônio Júlio para mostra-lo, uma vez que o Prefeito não pode comparecer ao gabinete do Deputado. Essa determinação foi cumprida dia 09 de maio e, somente após o mandatário do Município, Prefeito Antônio Júlio, receber o meteorito e aprecia-lo, a peça foi disponibilizada para a visitação pública. Outras informações sobre o Meteorito Pará de Minas clique aqui.

 

Dir./esq.: Deputado Eduardo Barbosa, Ana Maria Campos, Edson Campolina Pontes e Alda Ferreira-assessora do Deputado. 02.05.2016.

Prefeito Antônio Júlio recebe o fragmento do Meteorito Pará de Minas na presença de Edson Campolina Pontes, à esquerda, e Lú Pereira-Secretário da Cultura. 09.05.2016.

Esq/dir: Lú Pereira-Secretário da Cultura; vereadores Marcílio Magela de Souza e Marcus Vinícius Rios Faria (Marcão); Edson Campolina Pontes-ex-vereador; Prefeito Antônio Júlio; Ana Maria Campos-gerente do Museu Municipal; e Angelo Caffaro- colunista social. 09.05.2016.

 

Postado em 31.05.2016.