Mais uma etapa da ação educativa/2011 finaliza

                            Finaliza a terceira etapa do Projeto "Encantando-se com o Moleque Beijo – Benjamim de Oliveira, Patrimônio de Pará de Minas", uma das ações educativas do Muspam deste ano.
                            A primeira, foi a oficina com as especialistas das escolas municipais, estaduais e particulares de Pará de Minas sobre o tema da ação e apresentação do projeto. A 2ª etapa foi o repasse das informações para os professores de todas as escolas. 
                            O desenvolvimento da ação educativa nas escolas, de forma lúdica e divertida, foi a 3ª etapa. Durante o período de 02 de agosto a 07 de outubro as malas pedagógicas preparadas pelo Museu percorreram todas as escolas da rede escolar do Município, nas turmas da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Algumas escolas solicitaram a visita da funcionária do Museu e o registro da presença dela pode ser conferido na galeria de imagens.
A 4ª etapa do projeto está prevista para o período de 24 a 31 de outubro, ocasião em que as escolas entregarão no Muspam os trabalhos realizados de acordo com o regulamento do projeto.
                            Uma comissão formada por representantes dos parceiros dessa ação, Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura e Museu Histórico de Pará de Minas,  analisará os trabalhos nos dias 08 e 09 de novembro e anunciará os alunos e professores que serão contemplados com o passeio cultural. Os melhores trabalhos serão expostos para divulgação e apreciação pública.
                            O objetivo geral do projeto foi tornar acessível aos professores da rede escolar de Pará de Minas a trajetória de Benjamim de Oliveira, sujeito histórico que esteve à frente de seu tempo, destacando-se como grande artista negro brasileiro no final da escravidão no país e transformando-se em Patrimônio de Pará de Minas. 
                            Outros objetivos desta ação educativa do Muspam foram: - Consolidar a parceria do Museu Histórico de Pará de Minas com a rede escolar  de Pará de Minas (estadual, municipal e particular), proporcionando ações que possam contribuir com a instrumentalização dos professores na realização da Educação Patrimonial.
- Proporcionar aos professores informações sobre o artista Benjamim de Oliveira.
- Instrumentalizar professores para que possam trabalhar a história do circo nas salas de aula com maior embasamento teórico.
- Contribuir para o cumprimento da Lei Federal N° 10.639/03 criando possibilidades para a construção de uma identidade negra positiva.
- Atentar para a valorização do resgate da história das comunidades rurais da cidade, tendo como ponto de partida o povoado de Guardas, Município de Pará de Minas, local onde nasceu Benjamim de Oliveira.
- Trabalhar o circo na perspectiva da diversidade, como um lugar que aceita todas as diferenças, possibilitando aos professores abordar a diversidade a partir dele.
                            O Museu Histórico de Pará de Minas com esta ação educativa está cumprindo mais uma vez a sua missão de resgatar, preservar e divulgar a memória e o patrimônio histórico de Pará de Minas, valorizando-o.