Museu Histórico de Pará de Minas

O Museu Convida A Sua Escola

Trabalhar junto à comunidade escolar noturna a valorização do patrimônio de Pará de Minas e a herança cultural legada pelos antepassados levou a equipe do Museu Histórico a desenvolver o Projeto O Museu Convida A Sua Escola.
Os alunos do ensino noturno das escolas públicas de Pará de Minas agora têm a oportunidade de acesso ao Museu em horários alternados à jornada de trabalho. Semanalmente, sempre às quartas-feiras, uma escola é convidada a levar seus alunos dos cursos noturnos à uma visita especial ao Museu. Assim, os alunos do Ensino Regular, Projovem, Alfabetização de Jovens e Adultos, Telecurso, Proeja e Eja têm oportunidades iguais.
Nesta Ação Educativa, o Museu Histórico de Pará de Minas promove a cultura, lazer, conhecimento e valorização do patrimônio cultural entre os alunos que, muitas vezes são impossibilitados de o visitarem em decorrência do horário de trabalho e das obrigações escolares e familiares.
Finalizando a visita ao Museu, os alunos têm a oportunidade de assistir a um documentário com tema pertinente à educação, podendo realizar debate alusivo ao conteúdo colocado em pauta.
Com o Projeto O Museu Convida A Sua Escola, o Muspam promove a oportunidade para que os alunos das escolas noturnas do Município conheçam a casa da memória histórica da cidade,  proporcionando cultura, lazer e conhecimento; estreita as relações com a comunidade escolar; contribui com a universalização da cultura. A primeira escola convidada foi a E.E. Angela Maria de Oliveira, cuja visita dos alunos do 3º ano do Ensino Médio inaugurou o projeto, em 23 de março de 2011.

veja_as_fotos

Documentários sobre Pará de Minas na Galeria Multimídia

 
Os vídeos produzidos em 2009 para a exposição sobre os 150 anos de Pará de Minas mostrando a  cidade antiga e a atual foram aqui postados na Galeria Multimídia / Vídeos.  O primeiro, produzido pelo Muspam, mostra através de fotos a cidade antiga. Tem a participação de Myrtes Pereira narrando o sensível texto de Rita Carvalho criado especialmente para a ocasião. O segundo vídeo, produzido pelo Departamento de Comunicação da Prefeitura, mostra a atual Pará de Minas e a força motora de sua economia. O Prefeito Zezé Porfírio discorre sobre as obras em andamento em sua administração. Enfim, são preciosidades até então vistas somente no Museu Histórico e que agora foram aqui disponibilizadas. Confiram!
 

2011: Gerenciamento e Controle Digital no Muspam

             2011 começou bem para o Museu. Já encontra-se em fase de desenvolvimento o sistema de informática "Controle de Acervo Museulógico", graças às empresas parceiras Egesa Engenharia  e Allegro Business Group.
            Frederico Marinho, leia-se Agência Treis Ltda, é o profissional responsável pela criação e execução do sistema digital especialmente desenvolvido para o Muspam, atendendo às necessidades tipológicas do acervo. Em virtude da especificidade de cada  museu, há necessidade de programa peculiar e restrito a ele.
            A indexação, pesquisa ampla e sofisticada, além do acesso ao acervo por meio das fichas descritivas digitais, agilizarão o serviço da instituição de memória municipal, que poderá avançar em outros campos de trabalho. A tecnologia digital proporcionará o gerenciamento e controle mais eficazes do acervo do Museu Histórico de Pará de Minas.


         

              Na foto acima, a diretora Ana Maria Campos com Frederico Marinho em uma das reuniões de desenvolvimento do sistema digital de controle e gerenciamento do acervo.

Presépio no Museu

O Natal chegou ao Museu de Pará de Minas na noite de 1º de dezembro. O presépio de autoria do mestre Sica, Raimundo Nogueira de Faria, composto de 25 peças em cerâmica, foi montado por Kléber Nonato de Souza na área de atividades complementares do Museu Histórico. Os jardins internos da instituição receberam também as bonitas peças que integram o grupo escultórico.  A apresentação especial de Natal do Coral Bittencourt na 10ª edição do Projeto Quarta no Museu completou o ambiente natalino preparado pelo dedicado funcionário da instituição.

O presépio encontra-se aberto à visitação pública de terça a sexta-feira, de 9 às 18h; nas quartas, de 9 às 20h, e aos domingos, de 9 às 12h. No período de 15 a 23 de dezembro o horário será estendido até às 20h de segunda a sexta-feira.

Não perca a oportunidade de conhecê-lo. Ficará exposto até o Dia de Reis, 06 de janeiro.

        

 

veja_as_fotos

 

Joomla extensions by Siteground Hosting