Museu Histórico de Pará de Minas

titulo_localizacao2

Em área de 1.073 m2 na região central de Pará de Minas (região Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais, distante da Capital 86 Km), está localizado o Museu Histórico. É próximo dos poderes Executivo, Judiciário e da Paróquia Nossa Senhora da Piedade.
Endereço: Rua Manoel Batista, 51 - Centro - 35660-049 – Pará de Minas/MG

 

 

bandeira

A bandeira de Pará de Minas,de autoria do Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, foi instituída pela Lei Municipal nº 851, de 16.09.1965.

O vermelho simboliza o amor. É a parte vermelha da nossa bandeira. O branco é a paz. É a parte branca da bandeira. A cidade nasceu sob proteção de Nossa Senhora da Piedade. Esta aparece na forma de uma flor de lis. Em heráldica, a flor de lis simboliza Nossa Senhora. A missão de Nossa Senhora é nos unir no amor e na paz. Por isto metade da flor de lis vermelha está no campo branco. A metade branca da flor está no campo vermelho. A roda dentada,geralmente preta, simboliza o trabalho. A flor é unida à roda. Isso significa a síntese de nossa história a fé e trabalho.

Foi assim que construímos nosso destino: In Fide et labore.
O latim pela precisão e comissão de linguagem é mundialmente usado para as inscrições e lemas "In fide et labore". Na Fé e no trabalho. Foi assim que surgiu este povo repleto das bênçãos de Deus e do carinho materno de Nossa Senhora de Piedade.

brasao

O Brasão de uma cidade deve conter as suas características principais, além de refletir a postura, geografia e história.
O Brasão foi elaborado da seguinte forma:

1)Em ponta representa os três rios que deram origem à região: Pará, Paraopeba e São Francisco. Foi através deles que os bandeirantes tiveram acesso a formação do município.

2)No centro, à direita, está a cornucópia jorrando moedas, que simboliza não só a atividade do fundador Manoel Batista (Patofofo), como também a atividade do Município no decorrer de sua história.

3)No centro, à esquerda, está o triângulo eqüilátero, mostrando o Estado a que pertence o Município.

4)Em cima, à direita, temos a cruz com a toalha, que é o símbolo da padroeira da cidade: Nossa Senhora da Piedade.

5)Em cima, à esquerda, temos representados por estrelas, os seis distritos que compõem o Município. O escudo assente sob a Coroa Mural, própria para os Municípios e Cidades ,e sobre louros significam glória, tendo sob estes a divisa com os dizeres: "Fé, Ação e Progresso".  O brasão de Pará de Minas foi elaborado por Maria José A. Souza Carmo e Celma Rocha Pereira. A Lei número 2215, de 19.06.1984 instituiu o Brasão de Armas do Município de Pará de Minas.
Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt



Há nas montanhas do Oeste
Uma terra altaneira, suave e feliz,
Onde serena e agreste
Toda a natureza encanta e bendiz.
Seus filhos cantam vitória
Trabalham e lutam com ardor varonil
Sempre nimbada de glória
Dos homens ilustres que dá ao Brasil.

Pará de Minas, Cidade Rainha
Vestida de verde, do verde das serras
Doiradas de sol.
Teu peito encerra a fé que é sacrário
De um divo arrebol.
Sinos, teares, entoam festivos
Sublime canção.
És minha terra encantada e feliz
Orgulho do meu coração.

Seu coração não descansa
Trabalha incessante, imitando o tear
Sempre guardando a lembrança
Das velhas cantigas a luz do luar.
E a doce Mãe da Piedade
Escuta dos filhos poemas de amor
Guarda em seu manto a cidade
Que cresce e prospera em virtude e valor.
Joomla extensions by Siteground Hosting