Museu Histórico de Pará de Minas

Lançamento do livro infantil Quem será o Rei?, de Sterlayni Duarte

capa_livro_sterlany
O livro infantil Quem será o Rei?, de Sterlayni Duarte, foi lançado no Museu Histórico de Pará de Minas, dia 03 de abril, sábado, às 10h. Nascida em Pará de Minas, Sterlayni Duarte é professora da rede municipal de Belo Horizonte, pós-graduada em psicopedagogia e formada em teatro pela Fundação Clóvis Salgado. Publicou vários textos no suplemento infantil Gurilândia, do jornal Estado de Minas. O livro Quem será o Rei? com texto inteligente e belas ilustrações, mostra às crianças as diferentes propostas e  interesses dos candidatos de uma floresta e a importância da participação de cada um na escolha de seus representantes.  Em linguagem acessível ao público infantil ao qual é destinado, o livro contribui para a formação e a conscientização dos pequenos cidadãos. Os adultos também se envolverão com a campanha política do Macaco Cabeludo, do Tigre Pintado e do Papagaio Volpone. Afinal, Quem será o Rei?

Veja as fotos do lançamento do livro na Galeria de Imagens/Promoções

Quarta no Museu

         Um seleto e interessado público compareceu ao Muspam no dia 10 de março, às 20h, para a estréia do projeto Quarta no Museu, onde as várias linguagens artísticas mensalmente o movimentarão. A apresentação musical foi de Ronaldo Cartacho em homenagem às mulheres pelo dia internacional dedicado a elas, por ser ele um admirador confesso delas. O compositor e cantor escolhido para a abertura do projeto, é autor de várias músicas dedicadas à sua esposa, filhas e amigas , que são inspirações constantes para ele. Estas músicas foram apresentadas na primeira edição do Projeto Quarta no Museu, ocasião em que Ronaldo Cartacho, galantemente, ofertou um botão de rosa para cada mulher que o inspirou, homenageando-a novamente. As homenageadas foram Maiza Lage, Jeane Menezes, Sheila Cartacho, sua esposa, e filhas, Maria Clara, Maria Eduarda e Maria Fernanda; Maria Raimunda Lacerda, Maria do Carmo (Cal), Lourdes Lopes e Ana Maria Campos.

veja_as_fotos

Ação Educativa 2010

         A história de Pará de Minas está presente de diversas formas no cotidiano da comunidade através de construções, histórias orais, registros escritos, manifestações religiosas e culturais. Vestígios preciosos dessa história estão guardados no Museu e, de acordo com o ICOM (Conselho Internacional de Museus), o Museu está a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento. É uma instituição aberta ao público, que adquire, conserva, pesquisa, divulga e expõe, para fins de estudo, educação e lazer, testemunhos materiais e imateriais dos povos e de seu ambiente. Dentro desse conceito, o Museu Histórico de Pará de Minas através de ações educativas busca trabalhar com a comunidade escolar. 
        Este ano a ação educativa será diferenciada, sendo trabalhada na sala de aula no primeiro instante. Abrangerá os alunos do 1º ao 5º ano das redes estadual, municipal e particular. A Ação Educativa Aqui mora a minha história será iniciada com um Encontro de Educadores no Museu no dia 12 de março.
        Com o apoio da Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, diretores e especialistas das escolas de Pará de Minas serão instrumentalizadas para desenvolverem o projeto em suas escolas. Na oportunidade, visitarão a exposição em cartaz, os setores da instituição, conhecendo os bastidores do Museu. Terão a oportunidade de descobrirem a potencialidade educacional/cultural a ser explorada com seus alunos. 
        Ao final do encontro, o material especialmente preparado para a ação educativa será entregue.
        A Embapel Papelaria também é parceira desse Encontro de Educadores no Museu, 1º momento da Ação Educativa Muspam 2010.

        Veja as fotos do Encontro de Educadores no Museu na Galeria de Imagens.

Horário de visitação ampliado


             O Museu de Pará de Minas estará de portas abertas até às 20  horas toda quarta-feira.
             Dia 24 de fevereiro será iniciado o  horário semanal diferenciado para a visitação.  Inicialmente, o  horário é experimental. Visa ampliar as opções do visitante individual, assim como de turmas de estudantes das escolas  noturnas. Criou-se uma nova oportunidade para percorrer as dependências da  primeira edificação da cidade e apreender a história contida nos objetos e fotografias expostos, signos que são da trajetória e desenvolvimento de Pará de Minas.
             A instituição poderá estender o horário das quartas-feiras até às 21 horas, adequando-se aos grupos interessados.  É necessário fazer o agendamento de turmas. Telefone: 3231.7790

Joomla extensions by Siteground Hosting